26/09/10

ENCONTRO DE TERAPEUTAS DE REFLEXOLOGIA - 10/10/2010

Infelizmente o encontro de trabalho com terapeutas previsto para o dia 10 de Outubro passado não pôde realizar-se, porque o mau tempo não deu tréguas e tivemos que nos restringir a um dia de convívio, que não deixou de ser muito importante para os 9 terapeutas presentes que assim puderam conhecer-se um pouco mais e conviver sem a pressão do trabalho e dos clientes.
Deixo aqui algumas fotos do local que tínhamos escolhido (as primeiras tiradas no dia 10 e as últimas no dia que fui para uma primeira visita ao jardim) e a promessa que esta actividade há-de realizar-se quando o tempo o permitir, talvez lá para a primavera.
Quero agradecer a disponibilidade dos responsáveis daquele espaço magnífico e partilhar o sentimento de tristeza que partilharam conosco por não ter sido possível trabalhar naquele dia.
A todos deixo o convite que não deixem de visitar o "JARDIM DA PAZ", porque é mesmo o que aquele local nos dá.





















23/09/10

19/09/2010 - ENCONTRO DE TERAPEUTAS NO AGROAL

Realizámos com este encontro o reinício das actividades em grupo, após as férias.
Escolhemos o Agroal por se situar num local por vezes mal entendido na nossa região, mas onde pudemos encontrar pessoas dos mais variados locais da região centro, desde a Figueira da Foz a Castelo Branco e a Samora Correia. Foram pessoas que passaram não apenas pela curiosidade mas especialmente porque acreditam nas propriedades daquela água.
Falando um pouco do que é o Agroal.
Fica situado no extremo do concelho de Ourém, fronteira com o de Tomar, na freguesia de Formigais.
Não existe uma época balnear definida, a época mais frequentada são os meses de Verão. Dantes a época começava no S. João, prolongava-se “até há castanhas, aos magustos". (Entrevista J. Pardal)

As suas águas, com um caudal, que emerge de uma rocha calcária no sopé de uma colina, ronda os 2 milhões de litros em 24 horas .
São indicadas para:
Doenças gastrointestinais e dermatoses (Guimarães, 1932)
Estômago e Intestinos (Contreiras, 1951)
Doenças de pele, dermatoses várias (eczemas, psoriáses);
Reumatismo.
Quanto à recolha de água para ingestão aparece como uma indicação secundária, “problemas digestivos, prisão de ventre.
Durante anos, o Agroal esteve votado a algum abandono, mas com as obras realizadas pela Câmara Municipal de Ourém na primeira década deste milénio, o local foi dignificado e permite a realização de actividades com maior dignidade e a utilização das águas em muito maiores condições de higiene e segurança.

Assim, no passado dia 19, estando presentes cerca de uma dezena de terapeutas ligados ao nosso Centro de Reflexologia (de Fátima), foi possível fazer tratamento de forma graciosa a algumas dezenas de visitantes e turistas deste local, que beneficiaram desse tratamento num ambiente e local único e muito acolhedor.
Por certo este tipo de encontro será repetido no mesmo local oportunamente.

Deixo aqui algumas fotos da actividade. 


Vista parcial da piscina

Terapeutas já em actividade




E o grupo a aguardar vez foi crescendo

Algumas terapeutas aproveitaram um pequeno intervalo para refrescar os pés

Foi bom enquanto a hora de partir não chegou

E deixámos para trás um local maravilhoso


Terminado este encontro já comecámos a pensar em novo encontro e dentro de poucos dias será anunciado o dia e o local, que possivelmente terá uma magia ainda maior.
Aguardem notícias, mas garantimos que será verdadeiramente estrondoso pela singularidade.